#quer ir rápido
vai sozinho
quer ir longe
vai acompanhado

O que você precisa para passar em Concursos Públicos ou Provas da OAB?

Conheça os 4 pilares da Aprovação...

Muitas pessoas me perguntam o que é necessário para ter sucesso nos Concursos Públicos e nas Provas da OAB.

Depois de muitos anos de experiência, tanto como aluno quanto como professor e coach, tenho convicção que são necessários quatro atributos, também chamados pilares para que o estudante tenha sucesso:
1º - Clareza

2º - Planejamento

3º - Método

4º - Equilíbrio

Nesta postagem vou detalhar o primeiro pilar para você entender como conquistar a aprovação tanto em Concursos Públicos como nas Provas da OAB.

A Clareza quer dizer autoconhecimento, onde o estudante deve entender qual a sua situação atual e onde quer chegar.

Para os bacharéis ou estudantes de Direito  que pretendem conquistar sua Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, a  CLAREZA pode ser vista como a análise de seu nível atual para a prova da OAB e com isso, estrategicamente focar nas disciplinas mais promissoras (que tendem a gerar mais pontos com menor esforço).

Como sabemos, no Exame de Ordem são cobradas 17 disciplinas! É muito conteúdo. Se o estudante não tiver clareza de quais disciplinas ele precisa investir mais tempo de estudo, quais ele tem mais facilidade, e quais tem um melhor custo benefício, dificilmente ele conseguirá fazer um planejamento estratégico para a próxima prova da OAB.

Já em relação aos estudantes para Concursos Públicos, a CLAREZA está relacionada a qual carreira ele vai focar seus esforços.

Existe uma infinidade de Concursos Públicos em todo o País. Veja alguns exemplos:
 
Concursos Federais: Bancários (Banco do Brasil e Caixa Econômica), Polícia Federal, INSS, Auditor Fiscal (Receita Federal, Trabalho), Correios, Tribunais Federais (TRT, TRE, TRF, STF, STJ...), Ministério Público Federal, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Advocacia Geral da União etc.

Concursos Estaduais: Tribunais de Justiça Estaduais, Ministério Público Estadual, Assembleias Legislativas dos Estados, Polícia Militar, Área de Educação (Professores e Supervisores de Escolas Estaduais) etc.

Concursos Municipais: Prefeituras Municipais (Professores de Escolas Municipais, Guarda Municipal) Câmaras Municipais, Autarquias Municipais etc.

Como podemos perceber, existem inúmeras possibilidades de Concursos Públicos. A princípio isso parece ser uma vantagem para os estudantes, porém geralmente é um grande problema, pois o candidato que não trabalhar bem sua CLAREZA acaba tentado estudar para todos os concursos que aparecem, tornando-se um "franco atirador", o que na maioria das vezes acaba gerando resultados ruins. 

Isso acontece por um motivo muito evidente: O Concurseiro que estuda para todas as provas que saem edital nunca tem tempo suficiente para se preparar para as matérias específicas. Ele fica mudando de foco entre concursos que não tem nenhuma relação em suas matérias, o que prejudica o seu rendimento.

No próximo post falaremos mais a respeito do segundo pilar: O PLANEJAMENTO

Ipad

Baixe o Ebook gratuito SOSprovasOAB e aprenda como se preparar de forma fácil e eficiente para o próximo Exame de Ordem.

DESCUBRA UMA MANEIRA INOVADORA DE ESTUDAR PARA A PROVA DA OAB

Feito com
Klickpages